13 curiosidades que aprendi no curso pré-parto!

June 30, 2017



Perante as inseguranças de uma mãe e pai de primeira vez, adicionando ao facto de estarmos num país novo em que não conhecemos ninguém com experiência sobre a maternidade, perdemos amor a 200 libras e inscrevemo-nos no curso NCT, preparação pré-parto. 
Depois de 8 sessões, mais uma extra, tanto eu como o meu marido achamos que o investimento valeu a pena e muito. Sentimo-nos mais confiantes, mais seguros, mais preparados e com outra visão do sistema aqui... Até agora, não tenho a mínima queixa do sistema de saúde, sempre fui extremamente bem tratada, bem recebida e com todos os cuidados. A única diferença é que não fazem a terceira ecografia, a menos que seja necessário.  Somos regularmente vigiadas, medidas...

Enfim, vamos a 13 curiosidades que aprendi e que tenho a certeza que serão interessantes para mamãs de primeira viagem ou não:

1. Criar um ambiente confortável e tranquilo no quarto do hospital. Compre velas a LED, ponha a tocar as suas músicas preferidas, tenha a sua almofada de casa...

2. Não ir imediatamente ao hospital, nas primeiras contrações, esperar que sejam mais regulares, 3 a 4 contrações de 10 em 10 minutos.

3. Não trocar de mama enquanto o bebé estiver a mamar. O leite materno funciona como um ciclo e ao trocar, fará com que não atinja os nutrientes na sua plenitude.

4. Não ser demasiado rigoroso, exigente e paranóico com rotinas. Tentar levar a sua vida o mais normal possível. Mesmo que num ou noutro dia o bebé vá mais tarde para a camita, não há mal ao mundo! 

5. Para o pós-parto preferir umas Tena pants, invés de uns tradicionais pensos higiénicos. Assim, não há risco de fugas!

6. Pôr-se na posição de gatas, com o rabo bem espetado, pelos menos 5 minutos por dia. Essa posição permite dar maior conforto ao bebé, para ele mover-se e estar à vontade, nomeadamente quando o espaço já é escasso. Além disso, essa posição é recomendada quando o bebé ainda não deu a volta às 33/34 semanas, como foi o meu caso. 

7. Os bebés apresentam vários tipos/cores de cocós, até manter-se mais ou menos regular durante toda a amamentação.

8. Para aliviar cãibras beber água gasosa, aqui falam em soda gasosa, não sei se é diferente da água gasosa. Eu comprei-a da Schweppes. 

9. É possível que as meninas tenham vestígios de sangue nas suas primeiras fraldas, um pouco como a primeira menstruação. Enquanto que os meninos podem ter umas gotinhas de leite no peito.

10. Para ajudar a "provocar" o parto, além das famosas caminhadas e limpezas a fundo, pode comer papaia e abacaxi. Além disso, uma ou mais relações sexuais também ajudam, uma vez que o sémen estimula, porque contém prostaglandinas (hormonas envolvidas no parto).

11. No trabalho de parto, ainda em casa, ser massajada pelo companheiro para aliviar a tensão. Tomar banho. Movimentar-se na bola pilates.  (tentar) Dormir e ver filmes. Distrair-se é importante...

12. Se o bebé tiver muitas cólicas ou estiver impertinente, a mãe pode tomar um banho de imersão com ele. Ajuda-lo-á a acalmar, o contacto com a pele...

13. O contacto com a pele, nomeadamente da mãe, quando o bebé nasce é FUNDAMENTAL!


Estas foram algumas curiosidades, além disso foi importante ter conhecimento sobre o processo do parto, as várias fases da amamentação, dicas para mudar a fralda, troca de experiências... entre outras. 
Para pais de primeira viagem, um curso pré-parto é sempre recomendável!

Latest Instagrams

© Cosmopolit Girl. Design by Fearne.