O meu segundo trimestre de gravidez

June 28, 2017



O parto está por um fio... e ainda venho falar do segundo trimestre de gravidez. O tempo vai passando, mas não queria deixar este marco no blog... Sei que o blog não tem sido atualizado como era hábito e sei que o blog acabou por virar um pouco maternidade, mas a verdade é que esta é a fase pela qual estou a passar e sinto que são sempre coisas úteis, que poderão servir a muitas mulheres. 


Como puderam ver (aqui) no diário do primeiro trimestre, temos feito esta sequência fotográfica todas as semanas, sempre com a mesma roupa, mantém-se mais ou menos a mesma posição, com a diferença do tamanho da barriga. É algo que exige um pouquinho de nós a cada semana, mas que no final será bonito de ver a evolução. Neste momento, por exemplo, já me é estranho ver-me nas fotos com uma barriga tão pequena. Acho que já não me lembro de mim sem barriga!! hahah!!

Ora bem, o segundo trimestre.... De forma geral foi muito bom, apesar de ter sofrido durante mais de um mês de uma dor ciática insuportável, que em determinados períodos nem conseguia andar. Mas sem saber muito bem como, passou de um momento para ou outro, não sei se foram uns passos mais apressados que tive de dar, e que desbloquearam algo. Não tomei nada, mas havia dias em que a vontade era muita...


Viajei três vezes de avião, levei a minha vida normalmente, como sempre tentei fazer ao longo da gravidez. Claro que há sempre um pouco mais de cansaço, mas o sono que tive no primeiro trimestre desapareceu. Voltei a dormir normalmente e bem. Não tive apetites, nem desejos. Engordei por volta de 7 kilos, o que é muito bom!!

Tomei a vacina para proteger o bebé da tosse convulsa, aqui no Reino Unido faz parte do plano nacional de saúde e extremamente recomendado.

Foi às 20 semanas que descobrimos o sexo do nosso bebé (aqui). Foi também por volta da décima sete semana, que o comecei a sentir verdadeiramente. Antes era muito duvidoso, falam numa sensação de borboleta... 

Nesse trimestre já começa a sair do peito o primeiro liquido transparente, meio viscoso, mas é algo esporádico ainda. 
A barriga já se começa a notar e a crescer bem. No fim do segundo trimestre o bebé já começa a interagir aos nossos estímulos. 
Continuei o meu suporte vitamínico, extremamente importante para o desenvolvimento do bebé. Mantive a minha rotina diária de hidratação na barriga, peito, pernas e ancas.

Além da dor ciática, também recordo-me de dores nas ancas, nomeadamente quando estava na cama e de cãibras horríveis nas pernas. As idas à casa de banho são cada vez mais frequentes.... De facto é todo um corpo a transforma-se a aninhar-se para um ser que estamos a criar... 

Foi mais ou menos a partir da vigésima semana que comecei a amar o meu estado de grávida!! 

Latest Instagrams

© Cosmopolit Girl. Design by Fearne.